terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal... uma festa pra curtir com quem se ama !

Esta é uma das minhas canções prediletas de natal ! (cliquem na imagem para ampliá-la, por favor !)
Desde pequena Natal para mim é uma época cheia de canções e "cheiros"...

Lembro-me de minha bisavó preparando a ceia para um batalhão de familiares que vinham de longe especialmente para este encontro tão esperado.
A cozinha era o lugar mais animado e agitado ! Tudo era feito em casa...até a maionese da salada !!! O perú era preparado por ela e levado à padaria para assar ( não cabia no forno do nosso fogão !!!). Na área de serviço do apartamento empilhavam-se as cestas de natal que meu avô recebia...
Na vitrola ( é vi-tro-la !!! sou do tempo de vitrola !!!) os discos com as mais lindas canções de Natal enchiam a nossa casa e as nossas vidas com beleza e felicidade.
Nossa árvore era muito alta (pelo menos para mim que era pequena...rsrsrs !) e além das bolas de vidro metálico haviam muito outros enfeites de madeira e de tecido, também colocávamos algodão nos galhos para imitar neve ( imaginem só: no Rio de Janeiro e num calor de derreter pinguin !!!)...
Nesta época minha bisavó sempre nos (os 3 bisnetos) lembrava que era uma "época especial", onde nos preparávamos para a chegada do Menino Jesus ( hoje sei que isto se chama advento). E por isso não devíamos correr pela casa, falar alto, brigar.

Ela adorava montar o presépio, e nós a ajudávamos colocando as peças - lindas, perfeitas e pequenas - ao pé da árvore.Com todo o cuidado...

E isto tudo nos deixava completamente feliz...Lógico que esperávamos ( e acreditávamos) ansiosos pelo Papai Noel.
Certamente foi tudo isto que me fez aprender a curtir esta festa de uma forma diferente : tenho uma coleção imensa de músicas de Natal cantadas em muitas línguas diferentes, adoro dedicar um tempo para ensaiar e tocar com meu filho as "nossas" músicas de Natal enquanto o resto da família canta, curtimos ler longas histórias de Natal juntos ( de preferência um pouquinho todas as noites...).
Até hoje montamos o presépio, pouco a pouco, revivendo com os bonecos (feitos por nós) a linda e singela história do Natal.E cantamos e tocamos nossas músicas e canções ao redor dele, a luz de velas e lanterninhas coloridas.

São momentos mágicos em que temos a deliciosa sensação de que o tempo parou.E que queremos a cada ano repetir.


Que todos tenham um Natal muito especial - cheio de músicas, histórias, aconchego, pois estes serão no futuro os melhores presentes : as lembranças !

Beijinhos carinhosos, Betty e Família

Não deixem de dar uma espiadinha nos outros blogs: http://aprendizarteatelie.blogspot.com/ http://canto-do-conto.blogspot.com/ http://feltro-la-pano-papel.blogspot.com/ e http://bem-bolado-projetos.blogspot.com/

Um comentário:

ZzabeLinha disse...

Olá!
Vim desejar um Natal muito feliz,cheio de alegria e esperança...
Beijos

Isabel