quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Que 2009 seja um feliz Ano Novo !!!

(clique na imagem para ampliá-la e ler a mensagem, sim ? Obrigada!)
Neste final de ano consegui retomar algumas coisas que sempre me deixaram completamente feliz... e uma delas é fazer " manualidades ", confeccionando assim mimos para presentear as pessoas ( acho que "peguei esta mania" com minha bisavó, e ela não me largou mais !!!!).

A outra são os origamis, paixão antiga, mas que acaba ficando "pra quando tiver um tempinho", e este nunca aparece...


Passeando pela blogosfera descobri muitos blogs maravilhosos sobre o tema(veja na barra ao lado uma seleção deles), e ...resolvi desenferrujar os dedinhos !!!

Resolvi postar minhas "artes" juntamente com a mensagem de Ano Novo que recebi da querida Leonor Cordeiro do blog O Mundo Encantado de Cecília Meireles - http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br - que adorei . Obrigada, querida !
Este Kusudama ( é assim que se chama este tipo de origami) eu fiz para presentear uma pessoa muito querida e de grande significado em nossas vidas - Maestro Laércio Sinhoreli Diniz (prof. de violino do nosso filho) e sua linda família. Kusudama significa "bola que cura", e era usado para auxiliar na cura dos doentes, e para proteger as crianças. Sendo um elelmento harmonizador e protetor para o ambiente. Depois que soube do significado não tive mais dúvidas , e ..."mãos às d-obras " !!!
Fiquei feliz com o resultado, e eles adoraram !


Outros kusudamas e origamis feitos por mim podem ser vistos nos outros blogs :






A todos vocês - queridos amigos - desejamos um ótimo 2009 !

Beijos carinhosos, Betty

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal... uma festa pra curtir com quem se ama !

Esta é uma das minhas canções prediletas de natal ! (cliquem na imagem para ampliá-la, por favor !)
Desde pequena Natal para mim é uma época cheia de canções e "cheiros"...

Lembro-me de minha bisavó preparando a ceia para um batalhão de familiares que vinham de longe especialmente para este encontro tão esperado.
A cozinha era o lugar mais animado e agitado ! Tudo era feito em casa...até a maionese da salada !!! O perú era preparado por ela e levado à padaria para assar ( não cabia no forno do nosso fogão !!!). Na área de serviço do apartamento empilhavam-se as cestas de natal que meu avô recebia...
Na vitrola ( é vi-tro-la !!! sou do tempo de vitrola !!!) os discos com as mais lindas canções de Natal enchiam a nossa casa e as nossas vidas com beleza e felicidade.
Nossa árvore era muito alta (pelo menos para mim que era pequena...rsrsrs !) e além das bolas de vidro metálico haviam muito outros enfeites de madeira e de tecido, também colocávamos algodão nos galhos para imitar neve ( imaginem só: no Rio de Janeiro e num calor de derreter pinguin !!!)...
Nesta época minha bisavó sempre nos (os 3 bisnetos) lembrava que era uma "época especial", onde nos preparávamos para a chegada do Menino Jesus ( hoje sei que isto se chama advento). E por isso não devíamos correr pela casa, falar alto, brigar.

Ela adorava montar o presépio, e nós a ajudávamos colocando as peças - lindas, perfeitas e pequenas - ao pé da árvore.Com todo o cuidado...

E isto tudo nos deixava completamente feliz...Lógico que esperávamos ( e acreditávamos) ansiosos pelo Papai Noel.
Certamente foi tudo isto que me fez aprender a curtir esta festa de uma forma diferente : tenho uma coleção imensa de músicas de Natal cantadas em muitas línguas diferentes, adoro dedicar um tempo para ensaiar e tocar com meu filho as "nossas" músicas de Natal enquanto o resto da família canta, curtimos ler longas histórias de Natal juntos ( de preferência um pouquinho todas as noites...).
Até hoje montamos o presépio, pouco a pouco, revivendo com os bonecos (feitos por nós) a linda e singela história do Natal.E cantamos e tocamos nossas músicas e canções ao redor dele, a luz de velas e lanterninhas coloridas.

São momentos mágicos em que temos a deliciosa sensação de que o tempo parou.E que queremos a cada ano repetir.


Que todos tenham um Natal muito especial - cheio de músicas, histórias, aconchego, pois estes serão no futuro os melhores presentes : as lembranças !

Beijinhos carinhosos, Betty e Família

Não deixem de dar uma espiadinha nos outros blogs: http://aprendizarteatelie.blogspot.com/ http://canto-do-conto.blogspot.com/ http://feltro-la-pano-papel.blogspot.com/ e http://bem-bolado-projetos.blogspot.com/

domingo, 14 de dezembro de 2008

Estrelas ou Mandalas de Natal ?

Como prometido aqui está o "pap" das estrelas transparentes que fizemos no Sarau Natalino no Aprendiz Arte Ateliê , e que foram postadas no http://bem-bolado-projetos.blogspot.com

Pegue 1 folha de papel impermeável (ou manteiga) : dobre-a ao meio e com o auxílio de uma faca sem serrinha, corte-a. Repita este processo por umas 5 ou 6 vezes. Este será o retângulo padrão para você construir sua estrela. Repita o processo com todas as partes do papel. Separe sempre 8 retângulos para fazer cada uma das estrelas, e siga os passos( de 1 a 4) indicados acima.

Siga o esquema acima , preparando 8 peças iguais ( aqui temos as dobras mais simples, e você poderá criar novas possibilidades neste momento) .

MONTAGEM :

Vá sobrepondo as peças, alinhando-as ...
e mantendo as pontas que formarão o centro bem posicionadas...
...até adicionar a 8ª e última peça.

O resultado final você pode apreciar levando sua estrela-mandala à janela...


Ficou lindinha, não ? Experimentem, vocês vão se apaixonar !!!
Beijos carinhosos, Betty
Mais idéias de Natal , nos nossos outros blogs:

sábado, 13 de dezembro de 2008

Hoje é dia de...Helô !!! Parabéns querida !

Hoje, dia 13 de Dezembro é aniversário de uma pessoa maravilhosa, sensível, delicada, gentil, carinhosa, inteligente, criativa, e principalmente acolhedora : a Helô !


Se quiser ver como são lindos e especiais os seus cantinhos na Blogosfera, clique aqui : http://hsp7.blogspot.com/ -"Sintonias do Coração"; http://apaixonada51.blogspot.com - "Eternos Sonhares" e http://coisasdahelo.blogspot.com - "Coisas da Helô"

E este é o bolo que eu gostaria de encomendar para ela - um castelo para uma princesa !
Minha querida antiga-nova blogAmiga : que Deus a abençoe, ilumine e proteja .Que você seja muito feliz, tenha muita saúde, e muitos amigos por perto sempre que necessitar. Muito amor, felicidade e sucesso !

Receba um beijo super especial, Com muito carinho, Betty

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

10 de Dezembro : Blogagem Coletiva pelos Direitos Humanos

Visitem o blog promotor desta blogagem "Fênix ad eternum" http://fenixadeternum.blogspot.com


10/12/1948 :60 anos de Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas será que já caminhamos ?


O Artigo I desta Declaração nos diz:

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Mas nas ações mais corriqueiras e cotidianas(inclusive nas nossas!!!) o que vemos é algo bem diferente...


Não precisamos ler os jornais ou assistir os noticiários para constatar que não conseguimos satisfazer o Artigo I !!!


Que tal aproveitarmos este dia para refletir sobre nossos atos, sentimentos e pensamentos ?


Que tal começarmos pelo Artigo I ?Que tal darmos início a esta caminhada a partir de nós mesmos ? O desafio é enorme, mas toda caminhada exige a coragem de realizarmos um primeiro passo.


A declaração em sua íntegra pode ser acessada aqui:



Boa reflexão ! Boa transformação ! Com carinho, Betty

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hoje é dia de...Florbela !!!

8 de Dezembro :Blogagem Coletiva pelo aniversário da poetisa portuguesa Florbela Espanca (convite feito pela Helô do Sintonias do Coração: http://hsp7.blogspot.com/)



Vale a pena conhecer sua história e obra no blog que promoveu esta blogagem http://interludioemflor.blogspot.com

"Eu quero amar, amar perdidamente!

Amar só por amar! Aqui... Além...

Mais este e aquele e outro e toda a gente...

Amar! Amar! E não amar ninguém. "

Um beijinho carinhoso, Betty

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Natal em versos...


Os versos sempre foram uma grande paixão, culpa do meu bisavô que além de médico, farmacêutico, flautista ...era poeta !


Este é um poema-reflexão de que gosto muito:

Espero que gostem ! Beijos, Betty

Nos nosso outros blogs vocês irão encontrar muitas coisinhas sobre o Natal, visitem !!!