quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Minha Família: grandes Contadores de Histórias...!


Lendo outro dia um texto (maravilhoso) do Celso Sisto em que ele fala que "todo contador de histórias foi marcado, de alguma forma, pela literatura. Provavelmente porque leram ou contaram histórias para ele na infância. Ou porque aprendeu a brincar com as palavras e aprendeu a "descascá-las", e vislumbrou a possibilidade de construir um outro mundo por meio da ficção." fiquei pensando e lembrando da minha infância , e tentando descobrir onde esta "paixão literária " pelas Histórias, sons (sou fono, não é mesmo ?!?!) palavras, textos, poemas,livros, e o "brincar, contruir e transformar" com este mundo "literário" começou...

Fui voltando no tempo e ...acho (acho, porque certeza e precisão quando se trata dessas memórias tão primeiras, é difícil...!!!) que foi...DESDE SEMPRE !!!




E me lembrei de minha bisa contando as SUAS histórias - que encantava os bisnetos incrédulos("você já foi pequena ???") ,que se aquietavam ouvindo-a e enchendo-a de perguntas, as mais mirabolantes.





Lembrei de meu avô Décio contando a sua infância, de seu 22 irmãos !!! De "dindinha" -sua irmã mais velha (pessoa incrível que tive a alegria de conhecer) que praticamente o criou...




De Olívia -eterna empregada da casa, que ao se aposentar resolveu morar conosco, pois esta era a "sua" família !!! - suas histórias de vida e ...as do Pedro Malazartes !!!



E, claro de minha avó Marietta - contadora de histórias , que junto com meu avô confeccionava os fantoches de papel machê para apresentar os teatrinhos para as crianças ... Lembro de meu avô "sovando jornal molhado" como se fosse massa de pão para formar uma massa que seria as carinhas dos personagens que minha avó moldava e depois de secas, pintava e "vestia".




Minha bisa tinha umas histórias muito lindas de príncipes e princesas, e ela sempre cantava uma melodia no meio da história (e sabe que nas melhores traduções dos Irmãos Grimm estas canções existem mesmo ? ).


Mas a que eu me lembro mais era uma que ela cantava assim "Mãe Lena não puxa meus cabelos, que meu pai me penteou, e minha madrasta me enterrou...pelos figos da figueira que o gavião devorou...!" Era uma história supertriste, mas eu adorava !!!

Ainda não consegui descobri que história é esta ,mas estou pesquisando.

É ...ouvi muitas, mas muitas histórias, mesmo !!! E como diz ..."Há quase sempre uma lembrança de uma voz narradora- e é aí que reside a raíz da fantasia e é dela toda a culpa por nos ter inoculado a necessidade da ficção ."



Agradeço a todos os Queridos Contadores de Histórias da minha família - essas "gentes das Maravilhas", que me embalaram a alma infantil com imagens tão grandiosas, e cujo patrimônio enriqueceu a minha vida de uma maneira tão única e fundamental.

A todos vocês minha eterna Gratidão.

Betty

(Ilustração do início da postagem: "O Ganso de Ouro", de Carvalho)

Um comentário:

Cristiane A. Fetter disse...

São essas criaturas maravilhosas que fazem a gente crescer feliz.
Abraços